Toggle Nav
open icon

Começando a se vestir bem

Você quer se vestir bem, mas não tem a mínima ideia de por onde começar? Demorou a desenvolver um interesse na forma de se vestir, mas agora está querendo ir muito além do que pegar a primeira roupa no guarda-roupa e vestir? E as centenas de milhares de tutorias e blogs de moda na internet para homens te confunde mais do que ajuda?

Nós sabemos como é, e acredite, você não é o único lutando com os primeiros passos para se vestir bem.

O principal é saber que para começar a se vestir com estilo você deve começar do zero, e começar do zero não significa que você deve correr até o seu guarda-roupa e jogar todas as suas roupas fora imediatamente. Isso vai acontecer, eventualmente algumas peças terão de dá adeus, porém esse processo acaba vindo naturalmente.

No caminho você também acabará descobrindo novas roupas favoritas, novas peças que vai querer ter no seu armário, e para colocar as novas, precisará de espaço. Muito espaço. E lembre-se que ter um guarda-roupa lotado significa apenas que você tem muita roupa que não usa. Qualidade é diferente de quantidade, a regra vale aqui também.

Outra ponto importante é que você deve aceitar que é um iniciante, para que não acabe passando por cima de qualquer ajuda que puder obter, e acredite, ajuda nesse momento é algo extremamente importante. Digamos, apenas que você tem que está pronto para aprender tudo do zero. Lembra? Você está começando. Dando os primeiros passos, então permita-se dá os primeiros passos no tempo certo.

A partir do momento em que você aceita que precisa aprender começará a focar nos conceitos mais básicos do que se vestir bem significa, pois dominar o básico irá te beneficiar bastante futuramente. Você deve construir seu guarda roupa versátil, peças que combinam com quase tudo como camisas brancas, jeans azul escuros e blusas com cores neutras devem ter prioridades. Essas peças acompanharam seus primeiros passos, e o manterão a salvo de cometer erros quando tiver dificuldade em combinações.

Outro ponto muito importante é que você deve procurar se manter simples, esqueça as roupas extravagantes, você quer ser um homem que se veste bem, não precisa de nada exagerado chamando atenção demais em você. O estilo dos homens deve ser um estilo simples, o que não significa maneira nenhuma deselegante. Esqueça a ideia de que elegância não tem nada a ver com simplicidade.

Nesse caso deixe de lado roupas que fogem do seu tamanho, sejam maiores do que você ou muito apertadas, vestir-se bem também começa com você acertando o tamanho que fica melhor em você, nem sobrando demais ou se espremendo demais dentro da roupa.

No mais, esqueça as tendências, isso pode ser um passo no começo, quando você está dando os primeiros passos, no entanto, assim que você já tiver dado os primeiros passos, desenvolver seu próprio estilo será o passo importante a seguir. Aqui, não tenha medo de tentar novos estilos de vestuários, testar coisas que nunca pensou que usaria: quem sabe um calça mais social ao invés do jeans, ou trajes mais social-casual ou até mesmo ternos com cortes mais finos. Por que não trocar os adorados tênis por botas ou mocassins?

Você vai acabar se surpreendendo com o quão bom os itens novos podem ficar em você, e esquecer que um dia pensou que aquela peça não era para você.

O importante é que você descubra o estilo que melhor combina com você, que lhe agrada e continuar trabalhando nele. Você provavelmente vai cometer alguns erros durante o caminho, mas com o tempo vai começar a notar o que funciona e não funciona em você, e quando esse momento chegar, a seleção das peças que vão entrar no seu guarda-roupa acaba tornando-se um processo natural.

A mudança vai ser lenta a princípio, mas logo você vai começar a ver as melhorias, lentas no começo, mas de maneira segura. Daí em diante, seu senso para se vestir bem vai ficando mais forte, e logo suas decisões serão tão seguras e simples como pedalar de bicicleta.